26 de março de 2011

O Início!

     Vivemos em um um mundo onde todos tem Facebook, Twitter, Linkdln, Foursquare e estão conectados 24 horas por dia no universo virtual, trocando idéias e informações sobre economia, cultura, moda, saúde ou conhecendo outras pessoas e profissionais de sua área de atuação/interesse.

     Por conta dessa vida virtual intensa que se instalou nos dias de hoje, resolvi criar esse blog como forma de bate papo sobre assuntos ligados a Neurologia, Geriatria, Gerontologia e a área da saúde em geral.

     Agora você deve está se perguntando: Mas se você quer falar dos assuntos acima, porque o nome: A Nova Infância? - Vou explicar-lhes!

     Sou Fisioterapeuta, especialista em Neurologia, Doenças Neuromusculares e em Geriatria e Gerontologia, além de ser sócia da REAGE - Reabilitação Neurológica e Geriátrica em Belém/PA. Na vivência da prática clínica, começei a me dar conta de que muito dos idosos chegam nessa fase da vida sem sonhos, vontades e objetivos para estimularem suas vidas. Boa parte deles, reconhece a velhice como uma fase de decadência física e carência emocional e não se acham no "direito" de realizarem o que não conseguiram antes.

     No meu ponto de vista, a velhice não precisa ser uma fase da vida com tanto "peso". Não é porque o corpo já não responde da mesma forma e velocidade que a velhice precisa ser dura, difícil e solitária. Ela, na verdade, deveria ser a fase em que a pessoa pudesse aproveitar e realizar os sonhos e desejos que, devido as responsabilidades da vida adulta: cobrança profissional, cuidado com os filhos, correria do dia a dia, sustento da família... não conseguiram por falta de tempo ou qualquer outro motivo. Deveria ser a fase mais "leve", onde a diversão, os prazeres ou a realização dos desejo estaria focado como maior preocupação.

     Por conta disso, resolvi chamar esse espaço de: A Nova Infância! Mais um começo. Começo de uma nova fase, que assim como todas, tem novos anseios, novas vontades, novas ansiedades, e cabe a nós, profissionais da saúde e/ou familiares ter sensibilidade para estimular essa mudança e ajudar as pessoas a irem atrás do que desejam.

     Deixo aqui um trecho do livro da Lya Luft chamado "Múltipla Escolha" que eu acho que descreve bem o que eu falei (ou melhor, escrevi!) acima:

 “A chegada da velhice não precisa enferrujar a alma. Sendo inevitável, ela deveria ser aguardada e recebida como uma amiga há muito anunciada. E ela vem aos poucos, vem mansa. Não precisamos pedir desculpas quando ela chega, inventando para os outros que temos menos idade do que temos (...) O espírito é mais importante do que rugas, manchas, andar lento e corpo encolhido: não o espírito jovem, mas o espírito próprio de cada idade, aberto e gentil.”

     Sejam bem vindos e espero transformar esse bate papo em uma troca de informações interessantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário