25 de abril de 2011

Você sabe reconhecer um AVC?

     Atualmente, a maior causa de incapacidade física e morte no Brasil, é o Acidente Vascular Cerebral (AVC),  superando inclusive, o número de mortes por infarto agudo do miocárdio. Sabe-se que 70% dos indivíduos apresentam algum prejuízo físico e/ou cognitivo no pós-AVC, gerando uma diminuição ou incapacidade funcional, impactando diretamente na sua dinâmica familiar, social e financeira.

     Existem dois tipos de AVC: Isquêmico e Hemorrágico. O primeiro é mais comum e normalmente mais brando, apresentando-se em torno de 80% dos casos. Nesse tipo, ocorre o entupimento de vasos e o impedimento da circulação normal no cérebro, causando lesão da área que ficou sem suprimento sanguíneo. No segundo, como o nome mesmo diz, ocorre uma hemorragia através do rompimento dos vasos e o extravasamento de sangue no cérebro, causando normalmente maior dano ao individuo.

     Reconhecer esse tipo de problema precocemente, ajuda a diminuir as sequelas e se o paciente for socorrido em até 3 horas após o início do AVC, pode ocorrer a reversão total dos sintomas.

     De acordo com os neurologistas, existem 03 perguntas importantes, que qualquer pessoa pode realizar, para verificar a ocorrência ou não do AVC:

01. Peça que a pessoa SORRIA.




02. Peça que a pessoa LEVANTE AMBOS OS BRAÇOS.





03. Peça que a pessoa PRONUNCIE UMA FRASE SIMPLES (ex.: O dia está lindo).




      Se ela apresentar alteração ou dificuldade em uma ou mais dessas atividades, leve-a diretamente ao neurologista. Essa pessoa está tendo um AVC e quanto antes ela tiver ajuda, menor o risco de haver sequelas e alterações na sua funcionalidade e independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário