11 de abril de 2011

Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson.

      Hoje é o Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson!


     Existem no mundo, pelo menos quatro milhões de pessoas portadoras da doenças de Parkinson, de acordo com a Organização das Nações Unidas e a estimativa é que até o ano de 2040, com o aumento da população idosa, esse número dobre.

     Qualquer pessoa, independente do sexo, idade, classe social ou raça pode desenvolver a doença, porém é mais comum em homens do que em mulheres e em pessoas acima de 65 anos.

     Atualmente ainda não há cura para o Parkinson, o que existe são medicamentos que possam controlar os sintomas e manter a qualidade de vida desses pacientes. Porém nem só de medicamentos é feito o tratamento. As áreas envolvidas na reabilitação como a Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional também são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida desses pacientes.


  • O que é o Parkinson?

      É uma doença neurológica onde ocorre diminuição nos estoques de dopamina devido degeneração das células da Substância Negra, afetando o funcionamento normal do sistema nervoso e os comandos motores, não afetando a memória, nem interferindo na capacidade intelectual do paciente.



  • Quais os principais sintomas?

- Rigidez muscular;

- Bradicinesia (movimentação lenta e/ou tardia);

- Micrografia;

- Expressões como máscaras (com poucas expressões faciais);

- Tremor de Repouso;

- Alteração no padrão da marcha e desequilíbrio;

- Alterações na fala e na Linguagem.

- Anormalidades posturais;



     Nem todos os sintomas precisam coexistir. Depende muito de paciente para paciente e da fase em que ele se encontra.


  • Qual o prognóstico?

    É uma doença que apresenta progressão variável e desigual entre os pacientes. podendo ser acelerada quando não se tem suporte físico e farmacológico adequado, assim como pode parecer estabilizada. Sua evolução normalmente não é tão agressiva quando comparadas a outras doenças neurológicas degenerativas. 


  • Existe Tratamento? Quais são?
     O tratamento depende da fase da doença em que a pessoa se encontra, porém não existe apenas UM tratamento para o Parkinson. O mais sensato a fazer é unir o tratamento medicamentosos com os tratamentos de reabilitação a fim de potencializar os resultados, reterdar a evolução da doença a aumentar a qualidade de vida do paciente.

     Os tratamentos não medicamentosos precisam, não apenas olhar com afinco para os sintomas que o paciente relata ter, mas é de fundamental importância que os profissionais trabalhe tendo em vista a prevenção, estando sempre um passo a frente da evolução da doença, antecipando o tratamento para que os sintomas futuros não se instalem ou se instalem de forma mais tardia possível.

     O ideal é que o tratamento seja feito de forma integrada, multi e interdisciplinar com o objetivo de estabilizar a evolução da doença e os sintomas, além de manter/aumentar a autonomia, independência física e qualidade de vida dos pacientes. Dentre os profissionais envolvidos no tratamento do paciente com Parkinson estão: Médico, Fisioterapeutas, Fonoaudiologo, Terapeutas Ocupacionais, Psicológos, dentre outros.

2 comentários:

  1. Olá a todos! meu nome é Noah, estou escrevendo este artigo para apreciar o bom trabalho do DR AKHIGBE que recentemente me ajudou a trazer de volta minha esposa que me deixou por outro homem nos últimos 6 meses. Depois de ver um comentário de uma mulher na internet testemunhando como ela foi ajudada pelo Dr. AKHIGBE, também decidi entrar em contato com ele para obter ajuda, porque tudo o que eu queria era que eu conseguisse minha esposa, felicidade e para garantir que meu filho crescesse com sua mãe 'eu amo minha esposa' Estou feliz hoje que ele me ajudou e posso dizer com orgulho que minha esposa agora está comigo novamente e agora está apaixonada por mim como nunca antes. Você precisa de alguma ajuda em seu relacionamento, como recuperar seu homem, esposa, namorado, namorada ou amores e relacionamento familiar? Os espectadores que leem meu post que precisam da ajuda de DR AKHIGBE devem entrar em contato com ele por e-mail: drrealakhigbe@gmail.com Você também pode ligar ou entrar em contato com ele por whatsapp 2348142454860 Ele também cura doenças e vírus mortais com suas ervas naturais. gostar
    HIV / AIDS, HERPES, ASMA, EPILEPSIA, Náusea, vômito ou diarréia, AVC, DOENÇA DE PARKINSON, INFECÇÃO EXTERNA, CÂNCER, DIABETES, DOENÇA CRÔNICA, HEPATITE A&B E OUTROS. seu email novamente: drrealakhigbe@gmail.comnúmero: +2348142454860

    ResponderExcluir




  2. herpes em todo o corpo, como bolhas de febre, hsv ou telhas, você sabe como é ficar com a dor e o desconforto que o herpes oferece. eu não preciso te dizer o quão incrível seria encontrar algo que funcionasse para que você não precisasse mais ter medo de estresse ou surto, dr itua fitoterapia cura meu herpes em duas semanas de uso é fitoterápico genuíno e natural não tem efeito colateral, a razão pela qual estou escrevendo isso é que prometi ao dr itua que compartilharia seu trabalho com ervas para o mundo para ver que o herpes não é mais um grande problema. também o dr itua pode curar as seguintes doenças ... hiv,hsv 1/2,hepatite b,câncer de mama,câncer do colo do útero,câncer de leucemia,câncer de pulmão,câncer cerebral,câncer de sangue,câncer de próstatadiabetes,homens/mulheres infertilidade escoliose,fibromialgia,feitiço de loteria,copd, telhas, mioma, fibromialgia fígado /rim inflamatório, epilepsiahpv, ereção fraca, removedor de verrugas afta, doença celíaca, doença de Alzheimer, artrite, asma, asma alérgica. aqui seu e-mail de contato: drituaherbalcenter@gmail.com whatsapp phone.+2348149277967.

    ResponderExcluir