4 de abril de 2011

De bem com a vida: a Psicoterapia na Terceira Idade.


"A princípio, soa como novo o atendimento psicoterápico em pessoas idosas, que teoricamente "já viveram tudo que poderiam viver". Mais inédita ainda parece a Gerontologia, uma ciência que se dedica a estudar velhice e envelhecimento humanos nos aspectos biológicos, socioculturais, médicos (através da Geriatria) e psíquicos (através da Psicogerontologia). 

Na Gerontologia é importante discorrer esse prolongamento de uma pessoa em sua longa caminhada coincidente com a trajetória do envelhecimento humano: cheia de altos e baixos, onde a ciência gerontológica por estudar todo o caminhar do envelhecimento, apropriando-se do minucioso cuidado da personalidade e conduta dos velhos e considerando todos os aspectos sócio-ambientais e culturais desse processo, especialmente às perdas e ganhos que se entremeiam ao que cada um dos idosos vivencia no cotidiano: viuvez ou casados, em maioria, com a mesma pessoa há décadas (qual a qualidade desta relação?), o lugar onde residem (há adequado mobiliário e espaço para as demandas de um idoso?), os filhos cresceram e foram viver suas próprias vidas, aposentadoria, morte dos entes queridos, etc. A possibilidade de rever a própria vida no que foi, no que não foi e no que poderia ter sido, transforma a experiência terapêutica no idoso, em algo verdadeiramente positivo e reestruturador de identidade.

A passagem dos anos, fase a fase do ciclo biológico humano, engloba diversos aspectos na fantasia das pessoas, mas é importante lembrar que por mais universal e inevitável que seja a velhice, ela se presentifica de modo absolutamente singular para cada um. O envelhecimento é um processo que se inscreve na história do indivíduo, do começo ao fim da vida, feito de uma sucessão irreversível de perdas e aquisições ao longo do tempo. A velhice não é um processo, é um estado que caracteriza a posição do indivíduo, agora um idoso.

Acerca das lembranças, tempo, memória e outros tipos de “esquecimentos”, é sabido que há lembranças que brotam para que outras, mais conflitivas, possam ser perdidas. Para Freud, os processos inconscientes são atemporais, não pertencentes ao consciente e se colocam como repetição. A nível consciente, esse tempo particular nos faz crer que através do presente se tem a chance de ponderar o passado, apagar e/ou corrigir alguns pontos e lançar-se ao futuro, por mais breve que ele possa ser. Mas, ninguém dorme jovem e acorda velho. Aqui buscamos o reconhecimento do Eu, por que não um "Eu velho" ?

A psicoterapia em idosos não se detém ao consultório: possui especificidades que visam assegurar o máximo de autonomia e/ou independência do paciente, por isso a chance de atendimento domiciliar em casos graves e de efetiva impossibilidade de locomoção, como por exemplo os quadros demenciais (Alzheimer, Parkinson, Vascular, Fronto-temporal, Corpos de Lewy, Huntington, etc.). Também é viável no pré e o pós-operatório do paciente idoso ou o atendimento, quando hospitalizado, são alternativas significativas para o paciente, que não se sente desamparado pelo profissional que o assiste. 

Para quem ainda não chegou nesse momento, é interessante se questionar se ter 60 anos ou mais é realmente um fardo ou uma vida coroada. Mas, uma estrutura de personalidade minimamente razoável ajuda: generosa, de êxitos e ônus, mas também de elaborações, aprendizagens e acúmulos de afetos bons e ruins, mas ressignificados sempre."





     Queria agradecer à Arianne Araujo, psicológa, especialista em Gerontologia, que gentilmente cedeu esse artigo para o nosso blog!

Arianne AraujoMestranda em Psicologia (UFPa). Pesquisadora do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental (UFPa). Psicóloga e Psicanalista (Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP/SP), Especialista em Gerontologia (Centro Universitário São Camilo/SP), Aperfeiçoamento em Psicogerontologia (PUC/SP).

3 comentários:

  1. As reflexões são oportunas e procedentes, indiscutivelmente.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí...Adorei a iniciativa amiga...
    Já vou te favoritar!

    Beijos e Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela força, amiga!
    Qualquer dúvida sobre o assunto, posta aqui que a gente tenta resolver.... :)

    ResponderExcluir