5 de abril de 2011

Os benefícios da prática de exercício físico nos idosos.

     Já que essa é a Semana Mundial da Atividade Física e hoje é o Dia Mundial da Atividade Física, resolvi escrever sobre os benefícios que, sacudir a poeira e mexer um pouco o corpo trazem para o organismo dos idosos.

     Com o aumento da expectativa de vida e os avanços da medicina, a velhice precisa ser vista com um olhar diferenciado. Precisa deixar de ser apenas uma fase de decadência - física e produtiva - para se transformar em uma fase de realizações pessoais, novas oportunidades e principalmente uma fase de lazer. Precisa vim acompanhada de um maior investimento na saúde, senão serão apenas mais anos vividos com doenças crônicas, incapacidades físicas e emocionais.


     Através da atividade física e das várias modalidades de exercícios enxergamos a possibilidade de prevenir e/ou reverter as limitações funcionais e a dependência física nos idosos. Mas você sabia que atividade física e exercício não são a mesma coisa? Explicarei...

     Atividade Física é definido como qualquer movimento realizado pelo sistema músculo esquelético, com gasto de energia. Já Exercício Físico é um tipo de atividade física; um conjunto de movimentos físicos repetitivos, estruturados e planejados para melhorar a performance física do indivíduo.

     Entre os idosos, a prescrição e realização de exercícios físicos necessita de um cuidado extra, por serem eles, um grupo hetereogêneo com características físicas e emocionais bem específicas e individuais. O exercício precisa ser individualizados e supervisionado. Um só tipo de exercício não é o bastante para que a pessoa apresente um envelhecimento bem sucedido e ativo. É necessário que o programa de exercícios contenha: exercicios aeróbicos, resistidos, para ganho de força, flexibilidade,  equilíbrio, dentre outros, cada um com a sua finalidade e benefícios especifícos como descrevo brevemente abaixo:

  • Exercícios Aeróbicos:
-Otimiza o desempenho cardiovascular e reduz os riscos de doenças cardiovasculares;
- Melhora a tolerância à atividade física;
- Aumenta a sensibilidade à insulina;
- Melhora a flexibilidade;
- Melhora o equilíbrio;
- Reduz o risco de quedas e fraturas.





  • Exercícios de Resistência Muscular e Ganho de Força
- Aumentam a massa muscular, interrompendo a evolução e/ou revertendo a sarcopenia;
- Aumento da taxa do Metabolismo Basal;
- Estabilização e/ou aumento da massa óssea, prevenindo e/ou estabilizando a osteoporose;
- Melhora da Flexibilidade;
- Melhora do Equilíbrio.
- Melhora da capacidade de realização da atividades de vida diária (AVD's);
- Manutenção da Independência Física.





  • Exercícios de Flexibilidade
- Alongamento para manutenção da amplitude de movimento (ADM);
- Melhora do Equilíbrio;
- Melhora da Mobilidade.

 
  • Exercícios de Balance e Propriocepção
- Melhora o equilíbrio estático e dinâmico;
- Melhora o padrão da marcha;
- Diminui riscos de quedas;
- Melhora a consciência corporal;
- Melhora a mobilidade e a estabilidade segmentar.




     De acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva, o Centro para Controle de Doenças e Prevenção e o Instituto Nacional de Saúde dos EUA é recomendado que uma pessoa deve acumular pelo menos 30 minutos de exercício físico pro dia.

     É importante lembrar que a prática de exercicío físico é apenas um dos fatores  importante das várias medidas de investimento para a promoção na saúde, que também inclui: boa alimentação, diminuição do estresse, realização de atividades prazerosas e de lazer, boa socialização, visitas periodícas ao médico, dentre outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário