28 de abril de 2011

A prática da Reabilitação Neurológica Integrada.

A Reabilitação Neurológica é um processo complexo e individualizado que requer dedicação, paciência, motivação, trabalho constante e tempo, além de necessitar de um completo envolvimento entre a equipe e o paciente
     
          O programa de reabilitação visa reduzir os efeitos das incapacidades físicas, psicológicas e intelectuais decorrentes da doença neurológica, além de estimular e promover a reintegração do paciente à sociedade. 


 Os resultados mais efetivos são obtidos quando a reabilitação é realizada por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar. O desenvolvimento de um trabalho integrado é fundamental para que os objetivos de curto, médio e longo prazos do plano de reabilitação sejam alcançados de forma mais rápida.

         É preciso entender que o paciente neurológico pode apresentar alterações em mais de um sistema corporal, com interações que podem ser extremamente significativas. Para melhor compreensão de todo esse processo de debilidades e incapacidades físicas e psíquicas, é necessário o envolvimento de um diversificado leque de profissionais especializados na área de neurorreabilitação, formado por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, dentre outros.

          Quanto maior o nível de integração e entrosamento da equipe de profissionais envolvida no tratamento, maior a possibilidade de resultados mais rápidos e efetivos. A troca de informações precisa ser contínua, permitindo a discussão e construção de novas possibilidades terapêuticas. 

          O principal objetivo ao longo do processo de reabilitação é tornar o indivíduo mais independente para realização de suas atividades básicas e instrumentais de vida diária. O paciente, sua família e os profissionais devem estar envolvidos ao máximo no plano de cuidados e no plano de reabilitação, definidos para o tratamento. 

          É de extrema importância que os profissionais tenham uma visão clara e precisa dos fenômenos neurológicos que ocorreram no organismo do individuo e da integração desses fenômenos com os demais sistemas. Esse entendimento facilita a definição da melhor terapêutica a ser utilizada, de forma que possa se refletir na prática clínica como assistência global ao paciente.


A Reabilitação Física não pode ser dissociada da Reabilitação Cognitiva, Psicológica e Social do individuo, para que seu processo de tratamento seja realizado de forma a melhorar sua capacidade funcional, dependência física e qualidade de vida. Esse conjunto maximiza a importância da equipe multidisciplinar durante o processo, já que um único profissional não apresenta habilidades suficientes para reabilitar todas as áreas afetadas da vida desse paciente.

O tratamento neurológico além de reabilitador de distúrbios cinéticofuncionais e psicossociais intercorrentes de patologia neurológica, precisa também ter um olhar preventivo, global e humanitário do paciente enquanto ser integrante da sociedade, apontando para a direção do resgate da qualidade de vida perdida.

A integração da família com a equipe envolvida é tão importante quanto o entrosamento dos profissionais. Essa relação busca orientar os familiares sobre como lidar com os problemas advindos com a doença do paciente. O apoio familiar e a relação de intimidade dos profissionais com o caso do paciente, são fundamentais para a reversão do quadro, favorecendo a recuperação do humor e da auto-estima tão importantes para o sucesso do tratamento. 


Atualmente, há um leque significativo de terapias que buscam a restauração e readaptação das habilidades funcionais comprometidas. As terapias são direcionadas para potencializar as funções resultantes na área motora e cognitiva, estimulando melhora na capacidade funcional e promovendo maior independência.

As intervenções recomendadas para pacientes que estão em processo de recuperação de patologias neurológicas, tem sempre como foco e objetivo principal, a melhora da capacidade física e emocional e da qualidade de vida tanto do paciente, quanto da família. 


Érika Grunvald – Fisioterapeuta, Pós-graduada em Reabilitação Neurológica (USP-SP) e Doenças Neuromusculares (UNIFESP-SP); Pós-graduanda em Geriatria e Gerontologia (CESUPA-PA) e Diretora Técnica da REAGE – Reabilitação Neurológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário