13 de abril de 2011

Como realizar o rastreio de Déficit Cognitivo em Idosos.

     Por definição, a Cognição é um conceito amplo relacionado a manutenção da capacidade de resolução de problemas do cotidiano, incluindo a independênia e autonomia nas atividades de vida diária básicas e instrumentais. A execução dessas atividades exige harmonia e integração no funcionamento das funções cognitivas em geral, como: Mémória, Função Executiva, Linguagem, Praxia, Gnosia e Função Visuoespacial.

     O envelhecimento fisiológico não altera as funções cognitivas de forma importante a ponto que haver alteração na realização das atividades diárias. Ocorre, sim, uma lentificação do processamento e execução daessa funções, sem que se observe comprometimento na independência e autonomia do indivíduo.

Esquecimento significativo não faz parte das alterações da Senescência!!!

     Diante da importância da Cognição para a funcionalidade do idoso, é fundamental que todos os profissionais da área de saúde que lidem com esse público saibam realizar um rastreio cognitivo com o objetivo de acompanhar, diagnósticar, tratar ou prevenir qualquer déficit cognitivo.

  • MINI EXAME DO ESTADO MENTAL
     É o teste de avaliação mais usado na triagem cognitiva por ser simples e de fácil aplicação, durando em média de 5 a 10 minutos.

     É composto de 11 itens divididos em 2 fases. A primeira fase (itens 1-5) avalia a memória e a função executiva (atenção e concentração). A segunda (itens 6-11) avalia as outras funções cognitivas como: linguagem, praxia, gnosia, função visuoespacial e função executiva. É capaz de rastrear todas as funções cognitivas.
   



Escores: - Analfabetos / Baixa Escolaridade: 18 pontos.
               - 8 anos ou mais de Escolaridade: 26 pontos.


  • LISTA DE PALAVRAS DO CERAD
     Este teste depende exclusivamente da atenção e da audição.

     O examinador fará a leitura de 10 palavras não relacionadas, solicitando que o paciente repita uma a uma em voz alta (em caso de boa escolaridade, o paciente pode fazer a leitura das palavras em voz alta e de forma lenta). Ao final, o examinador solicita que o paciente repita as 10 palavras ditas ou lidas em tempo cronometrado de 90 segundos, em qualquer ordem. O mesmo procedimento é repetido mais 2 vezes com as mesmas palavras, porém em ordens diferentes.

     Após as três etapas, o examinador apresenta uma outra lista de palavras (lista distratora). Passados um tempo de 5 minutos, é feita a evocação da lista de palavras original por um período máximo de 90 segundos.

     Na maioria dos casos, observa-se aprendizado entre a primeira e a terceira tentativa. Na evocação após 5 minutos, o paciente sem alteração cognitiva, normalmente lembra de pelo menos 3 a 4 palavras.




  • TESTE DO RELÓGIO
     É um teste simples e de rápida aplicação. Avalia diversas funções cognitivas como: memória semântica,; função executiva, relacionada ao planejamento; praxia; e função visuoespacial.

     Pede-se que o paciente desenhe um relógio, com os números marcando uma hora exata, como por exemplo, 11:10 horas, sem mencionar a necessidade dos ponteiros. O círculo pode ou não ser oferecido previamente.

     O teste é considerado completo quando o paciente desenha todos os números do relógio espacialmente bem distribuídos e os ponteiros estão marcando a hora corretamente. Não há tempo cronometrado para a realização do teste e ele pode ser repetido quantas vezes forem necessárias.


     Na figura abaixo, observa-se quatro exemplos de teste, comprometimentos diferentes.



Interpretação do teste segundo Shulman:
0 - Inabilidade absoluta de representar o relógio;
1 - O desenho tem algo a ver com o relógio mas com desorganização visuoespacial grave;
2 - Desorganização visuo-espacial moderada que leva a uma marcação de hora incorreta, perseveração, confusão esquerda-direita, números faltando, números repetidos, sem ponteiros, com ponteiros em excesso;
3 - Distribuição visuo-espacial correta com marcação errada da hora;
4 - Pequenos erros espaciais com dígitos e hora corretos; 
5 - Relógio perfeito;



  • TESTE DE RECONHECIMENTO DE 10 FIGURAS
     É um teste de simples aplicação e que depende muito pouco da escolaridade do paciente.

     São apresentadas ao paciente 10 figuras, perguntando: "Que figuras são estas?". O escore do teste é dado pelo número de figuras corretamente identificadas, mesmo que não tenho sido exatamente nomeadas (avaliação da percepção visual e nomeação). No caso do paciente não identificar nenuma figura, explique o que elas representam.

     Em seguida, esconda a folha e pergunte: "Que figuras eu lhe mostrei?". O tempo máximo de evocação das figuras é de 60 segundos. O escore é dado pelo número de respostas certas. Essa fase está avaliando a memória incidental.

     Mostre novamente as figuras durante 30 segundos e peça para que ele olhe bem as figuras e memorize-as novamente. Esconda novamente as figuras e pergunte: "que figuras eu lhe mostrei?". Essa fase do teste está avaliando a memória imediata.

     Mostre as figuras novamente durante 30 segundos e peça para que o paciente olhe bem as figuras e guarde-as na memória. Pergunte novamente quais são as figuras e anote o escore. Essa fase avalia o aprendizado. Em seguida, apresente qualquer distrator ao paciente durante 5 minutos e faça novamente a pergunta sobre as figuras.

     O escore é dado pelo número de respostas corretas na evocação após 5 minutos. Finalmente, avalia-se o reconhecimento das figuras colocando uma lista de 20 figuras que contenha as 10 figuras mostradas anteriormente em frente ao paciente e peça para que ele reconheça quais as figuras mostradas inicialmente.



 TESTE DE RECONHECIMENTO DE FIGURAS
Percepção Visual e Nomeação
Mostre a folha contendo as 10 figuras e pergunte: "que figuras são estas?"  
Percepção visual correta: ......................................>..................................................(      )  
Nomeação correta: ....................................................................................................(      )  
Memória Incidental (MI) ...........................................................................................(      )  
Esconda as figuras e pergunte: "que figuras eu acabei de lhe mostrar?"  
Memória Imediata (MI1) ...........................................................................................(      )
Mostre as figuras novamente durante 30 segundos dizendo: "Olhe bem e procure memorizar esta figuras" (Se houver déficit visual importante, peça que memorize as palavras que você vai dizer) 
Memória Imediata 2 (MI2) ........................................................................................(      )                   



     Esses testes descritos acima são o suficiente para a realização do rastreio de déficits cognitivos e demências pois eles avaliam todas as áreas cognitivas importantes para a preservação da autonomia e independência do indivíduo.

     Se vocês tiverem outras dicas de testes, comentem para que a gente possa trocar informações sobre elas. toda informação é sempre Bem Vinda!

4 comentários:

  1. Este rastreio tb serve para pacientes ps AVC.
    Estou encontrando dificuldades em encontrar um material proprio para isso... Tem alguma referencia ou dica?
    Muito grata.
    Ana

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  2. Oi Ana, esse rastreio avalia todas as funções cognitivas. Serve para qualquer pacientes. Desde que você saiba que ele é apenas um restreio para observar presença ou não de alterações cognitivas.
    Se algo estiver alterado nos testes é importante fazer uma avaliação mais criteriosa.
    Precisando de ajuda, pode pedir!
    Espero ter ajudado.

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  3. Olá, estes testes podem ser utilizados com crianças com dificuldade de aprendizagem e com deficiência intelectual?
    Grata!

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